MDW 2016 – Experience Design | Instalações

5 de maio de 2016, by erica

Continuando a sequência de posts sobre o a Milan Design Week de 2016. Este ano foi possível ver diversas marcas apostando no “design de experiência” que contava com ambientes que estavam no limiar da arte (instalações) com a realidade. Esses foram os de ambientação e conceitos mais interessantes deste ano! Espero que gostem!

/  Continuing the sequence of posts on the Milan Design Week 2016. This year it was possible to see several brands betting on “experience design ” and creating environments that were in the threshold of art (installations ) with reality. These were the ambiance and more interesting concepts this year! I hope you enjoy!

Citizen – Time is Time 

A marca Citizen criou uma instalação que iniciava com o questionamento ‘o que é o tempo?’. Os visitantes entravam em uma ambientação que continha 120.000 placas de relógios suspensas que brilhavam na escuridão. Dentro do círculo formado pelas placas, 12 estações consideravam o tempo sob a ótica de diferentes pontos de vista: como experienciamos o tempo como bebês, adolescentes ou adultos; como os humanos experimentam o tempo em comporação com outras espécies ou como nós vivemos no ‘agora’ enquanto o relógio corre.

/ Citizen thoughtful and atmospheric installation began with the question ‘what is time?’ Visitors entered a circle surrounded by 120,000 suspended watch plates which sparkled in the darkness. Inside the circle, 12 arrangements of watch faces considered time from different points of view: how we experience time as babies, youths or adults; how humans experience time as compared to rats’ or tortoises’ lifespans; or how we constantly live in the now as it ticks away.

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Cos x Sou Fujimoto – Forest of Light 

Seguindo as instalações poéticas de Nendo e de Sarkitecture, a marca de roupa Cos colaborou com Sou Fujimoto para a instalação deste ano da MDW. Conhecido pelo seu trabalho com luzes e estruturas delicadas, Fujimoto abnegou da fisicalidade para o show, utilizando spotlights que indicavam o caminho por meio de um espaço completamente escuro. A instalação explorou conceitos de minimalismo e contemplação, fazendo as pessoas a experimentarem o ambiente mais do que fotografa-lo.

/Following poetic installations by Nendo and SnarkitectureCos collaborated with Sou Fujimoto this year. Known for his light, delicate structures, the Japanese architect did away with physicality altogether for this show, instead using spotlights to guide visitors through a blank, black space. Exploring ideas of minimalism and contemplation, the installation was simple but effective – even managing to get people to put away their phones to absorb the experience.

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Wallpaper* Hadmade – Mini Golf 

Wallpaper* Handmade continuou com o tema do Hotel Wallpaper* neste ano, com a união de designers e marcas que reinventaram todos os elementos de um hotel. No porão da exibição, o Studio Jinsik Kim criou um espaço completo e funcional de mini-golf com um toque de sofisticação: bandejas douradas para as bolinhas de golf em tons coloridos e espaços e superfícies em mármore.

/ Wallpaper* Handmade carried the theme Hotel Wallpaper* this year, with designers and brands teaming up to reinvent everything from the reception bell to the suitcase trolley and bathroom soap tray. In the basement of the exhibition, Studio Jinsik Kim created a fully functioning mini-golf course with a chic twist: terrain and caddy holders were trimmed with marble, while golf balls came in juicy orange and yellow, displayed on golden trays. Teeing off never looked so appealing.

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Rooms – Novel Living Concepts 

Na Triennale di Milano, uma das maiores exibições era Rooms, na qual 11 arquitetos criaram espaços de morar de tamanho natural, desde a estrutura até o interior. Implementado até os menores detalhes, o ambiente era aberto para ser explorado completamente.

/ La Triennale di Milano’s major exhibition, Rooms, saw 11 architects create full-size living spaces, from structure to interior. Implemented down to the smallest details, each room was open to explore from every angle.

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Design Academy Eindhoven – Touch Base 

O mais diferente! A Design Academy Eindhoven mostrou o show Touch Base, que foi curado por Ilse Crawford, e foi inspirado no poder do toque  e da tateabilidade. Fardos de feno, um zoológico e um forno de tijolo aquecido estavam localizados no o espaço externo, que sediou conversas no café da manhã sobre o tato (incluindo pedaços de massa de pão de sal para modelar). A entrada da exposição foi preenchida com texturas; no interior, cada projeto realizado mostrava uma descrição têxtil em forma de tag, e os visitantes foram incentivados a mexer com tudo.

/ Design Academy Eindhoven show Touch Base was curated by Ilse Crawford, head of Man & Well-Being at the school, and focused on the power of touch and tactility.Hay bales, a petting zoo and a brick oven warmed up the outside space, which hosted breakfast talks on tactility (including parcels of salt dough to shape). The exhibition entranceway was filled with textures; inside, each project carried a textile description tag, and visitors were encouraged to handle everything.

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Imagens: WGSN e Acervo

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